Siga

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Os bichinhos fazem a festa!

Em uma casa moram pessoas, mas, muitas vezes o que elas não sabem é que tem alguns hóspedes em miniatura.
Do porão até o sótão uma casa abriga vários bichinhos que fazem a festa sem que você seja convidado.
Você já parou para pensar com quantos bichinhos convive?
Então vamos lá, faça uma pesquisa minuciosa e descubra.
Se a sua casa tem um porão, ele pode ser o caminho mais rápido ate a sua cozinha.
Lá seus hospedes podem ser centopéias domestica aranhas, mariposas e ate mesmo lesmas.
Esses bichinhos adoram os lugares úmidos, tranqüilos e silenciosos.

A centopéia domestica não possui mais de 30 perninhas e vive nas paredes caçando outros minibichos.
Já a aranha de porão tem pernas finas e longas para ajudá-las a ficar penduradas ao teto, e em sua teia capturam os mais diversos e apetitosos bichos como moscas, mariposas, formigas e ate mesmo outras aranhas.
Em sua cozinha você poderá encontrar grande quantidade de bichinhos que são atraídos pela sua comida.
A mosca varejeira azul zumbe atrás de comida, e se esta estiver podre ou passada melhor ainda. Já as mosquinhas são atraídas por frutas maduras ou lixo presentes no interior das casas.
Também conhecida por mutuca esta mosca de tamanho grande se alimenta, sobretudo de sangue e sua picada é muito dolorida.
Já o besouro dermestídeo costuma ficar atrás da geladeira e do fogão, suas larvas são peludas e eles adoram restos de carne.
E o caruncho? Que é isso?
Eles são aqueles bichinhos que vivem nos grãos, em cereais e farinhas. O bichinho adulto rompe o grão e deposita um ovo dentro dele. Depois que a larva eclode ela se alimenta e destrói o seu feijão, milho deixando-o depois de atingir a fase adulta. Outros tipos de caruncho infestam farinhas, cereais e rações.
Já a mais visível e temerosa barata saí de madrugada para fazer a festa em sua cozinha em busca de alimentos.
A barata grande, barata voadora ou barata-de-esgoto, é uma das espécies domésticas mais comuns no Brasil. Mas também tem a barata pequena, barata alemãzinha, barata alemã, francesinha, paulistinha de pequeno tamanho, onde seus lugares preferidos são batentes de portas, armários e prateleiras e debaixo de pias da cozinha ou banheiros. Comem bichos mortos, papel e até rolhas de garrafas.
As inofensivas, mas nem tanto, formigas pretas do jardim também adoram participar da festa e estão sempre atrás de migalhas caídas no chão. Se elas acharem uma brecha entrarão em armários, sobretudo onde houver doces. A maioria das formigas que ocorre no ambiente doméstico possui mais de uma rainha inseminada dentro do ninho. 
Elas podem danificar aparelhos eletrônicos, pois fazem seus ninhos dentro deles podendo ocasionar curto-circuito e algumas podem até picar.
O grilo é outro bichinho que se você morar em uma região quente esse cantor gosta de ficar atrás de sua geladeira.
Em seu banheiro a traça comum é cinza-claro e gosta de lugares úmidos e a aranha domestica no outono pode ser vista correndo pelo banheiro quando os machos procuram as fêmeas.
Na sala os minibichos encontram os mais variados atrativos tais como tapetes, plantas e moveis além dos animais domésticos como gatos e cães.
A aranha de jardim adora ficar no peitoril das janelas onde tenta entrar para se proteger do frio e a traça manchada com três caudas procura também locais aquecidos como, por exemplo, em casa que têm lareiras.
Já o besourinho dos moveis possui a coloração marrom escuro e um pé de mesa ou no fundo de uma estante você poderá encontrá-lo. Sua larva escava tuneis na madeira onde forma pequenos buracos e pode causar estragos na sua mobília.
Nas plantas você pode encontrar as branquinhas cochonilhas que vivem nas folhas e depositam centenas de ovos brancos por vez.
Já os cupins adoram os seus papéis, livros, estruturas de madeira, como porta retratos, quadros e estantes.
Por ultimo o besouro do tapete, um bichinho peludo onde sua larva vive em tapetes, carpetes e moveis também.
Se você possui animais domésticos como gatos e cachorrinhos dentro de casa, cuidado com as pulgas e carrapatos. Esses bichinhos adoram circular pela sua casa e acompanham seu animal de estimação por onde ele vá.
Já no quarto a mariposa da roupa ou famosa traça da roupa com suas jovens lagartas que ficam protegidas por um estojo chato podem acabar com suas lindas roupas de lã e devorar aquele lindo tapete. E as traças prateadas acabam com seu livrinho de cabeceira.
Se você pensa que dorme sozinho pode estar enganado. Ao seu lado pode estar milhares de ácaros da poeira e até mesmo os percevejos de cama que adoram comer as caspas de seus cabelos e de seu sangue. O colchão é o local adequado para este intruso que se esconde nas frestas do estrado e da cama e quando você acorda pela manhã com algumas picadas de insetos no corpo e gota de sangue de cor marrom avermelhada em seu lençol é bom que faça uma boa faxina em seu quarto para ver o que pode estar escondido lá.
E por fim os terríveis pernilongos, mosquitos e muriçocas que não te deixam dormir sossegado e podem transmitir várias doenças, como a febre amarela, dengue, malária, alguns tipos de encefalite, filariose, etc.

A espécie mais importante de mosquito no momento tem sido o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana encontrada principalmente em locais de grande concentração humana. Este mosquito põe seus ovos em recipientes artificiais e por isso é super importante que a população esteja de olho para evitar a proliferação. Latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva são seus locais preferidos.
O mosquito utiliza ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores. Fiquem atentos!

 Fonte: Imagens retiradas da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.