Siga

CURIOSIDADES




A


Abacatuaia – Peixe da família dos carangídeos, também chamado por peixe-cavalo, cavalo-marinho e peixe-galo.

Abelha – gênero de insetos pertencentes à ordem Hymenoptera que produzem mel e cera.

Ácaro – Pequeno animal aracnídeo. Existem mais de 10 mil espécies conhecidas e de proporções microscópicas, são parasitas de animais ou plantas podendo prejudicar seu hospedeiro e algumas ainda podem transmitir doenças como, por exemplo, a sarna.
Os ácaros são ovíparos e apresentam desenvolvimento lavrário.

Águia – aves de rapina, de 80 a 90 cm de altura com bico reto na base e curvo na ponta, visão muito aguda e cabeça, colo e dorso recobertos de penas. Grande rapidez no vôo, a águia se diferencia por diferentes subespécies.

Agulhão – grande peixe-agulha da família dos belonideos.

Alcatraz – Nome de diversas espécies de aves pelincaniformes da família dos sulideos.
São aves de tamanho médio a grande, bico reto e patas curtas que freqüentam as costas dos mares temperados e tropicais. Suas asas são compridas com plumagem branca e preta.
Alimenta-se de peixes mortos. Na America do Sul o alcatraz é conhecido como pelicano pardo.

Alce – Da família cervidae, ele pode medir ate 3 metros de comprimento e pesar ate 500 kg. Os alces podem ser encontrados nas florestas da Europa e America.

Andorinha – As andorinhas são de aves passeriformes da família Hirundinidae e vivem na Europa, Ásia e em África. Medem cerca de 13 cm de comprimento e podem viver cerca de 8 anos.

Anfíbios – Animais que podem viver na água ou fora dela. Procedem dos peixes e dão origem aos répteis. Os anfíbios são os primeiros vertebrados de vida terrestre.
Possuem quatro extremidades com freqüência atrofiadas e em geral sem unhas.
Dividem-se em três ordens: anuros, urodelos e ápodes.

Animal – Ser orgânico que vive, sente e move-se por seu próprio impulso. Compreende-se a todos os seres vivos, excluindo os vegetais.

Anobilideos – Família de insetos coleópteros de pequeno tamanho, cores escuras com a parte inferior vermelho-amarronzada, de 6 a 13 mm de comprimento. Os mais conhecidos carunchos e carcomas habitam as casas e alimenta-se da madeira dos moveis.

Anófeles – Mosquito da família dos culcideos, propagador da malaria. Desenvolvem-se, sobretudo nos pântanos.

Anolis – Gênero de répteis que se encontram nas zonas tropicais da America. Tem o corpo coberto de grâulos e não ultrapassam os 30 cm podendo mudar de cor facilmente. Entre as espécies mais conhecidas estão A.equestris, de Cuba.

Anostracos – Ordem da classe dos crustáceos. São pequenos caranguejos de corpo alargado e desprovidos de carapaça.

Anquilostomo – Verme filiforme de aproximadamente 8 a 19 mm que habita no intestino delgado humano como parasita intestinal. Destrói os glóbulos vermelhos produzindo a anemia.

Antílope – Nome a diversas espécies pertencentes ao grupo dos antiodacticos. Sua altura varia e sua forma é elegante. Apresenta cornos simples, curvados e persistentes que podem aparecer nos dois sexos ou somente nos machos.

Aracnídeos – Com mais de 36 mil espécies terrestres e uma aquática (aranha-doce-aquicola) e cerca de 2800 espécies de ácaros, seus tamanhos variam desde o microscópico até 18 cm de comprimento. Os aracnídeos são predadores que digerem parcialmente o alimento antes de levá-lo a cavidade bucal.

Aranha – As aranhas são animais artrópodes e existem cerca de 40.000 espécies de aranhas, mas alguns estudiosos calculam este número pode chegar a 100.000. As aranhas têm quatro pares de pernas e seu corpo divide-se em duas partes (cefalotórax e abdômen). Produzem teias, podem ter de oito a nenhum olho e existem vários tipos de aranhas incluindo as que são venenosas.

Arara – Da família dos Psittacidae, vivem no hemisferio sul e nas regiões tropicais e subtropicais. Vivem em florestas da America do sul e comem frutas, sementes e brotos.Podem viver em media 60 anos.

Arenque – Peixe com 25 cm de comprimento, corpo achatado, boca pequena, dentes visíveis nas mandíbulas, barbatanas ventrais estreitas de cor azulada em cima e prateada no ventre.

Artrópodes – Animais invertebrados providos de apêndices compostos por segmentos articulados. Encontra-se em lugares terrestres, marinhos e de água doce. Muitas espécies são parasitas.

Atum – Nome de varias espécies de peixes marinhos de grande tamanho pertencentes à família dos tunídeos. Formam espécies de 30 a 50 exemplares e sua carne é muito apreciada em conservas.

Avestruz – Ave corredora com pescoço comprido e quase nu. Ela pode medir ate 2 metros de altura e são capazes de dar longos saltos. A fêmea Poe em torno de 30 ovos que pesam geralmente dois quilos cada um.

B



Babuíno – Da família dos Cercopithecidae os babuínos vivem geralmente em campos na áfrica e existe varias espécies. Possuem ate 70 cm de comprimento mais 50 cm de cauda e são onívoros, isto é comem de tudo.

Bacalhau – Peixe marinho de até 1,5 m de comprimento e 50 kg de peso. Vive nos mares nórdicos a uma profundidade de 600 a 700 metros em águas cuja temperatura oscila entre 2°C a 10°C. A espécie divide-se em varias subespécies.

Badejo – Peixe que habita as águas da plataforma Continental do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico Oriental, desde as Canárias ate a Noruega. No Brasil existe cerca de seis espécies e mede cerca de 20 cm e pesa entre 4 a 5 quilos.

Bagre – Peixe de cor parda e listrada. Abundante nos rios da América.

Baleia – Conhecido por ser o maior dos mamíferos chega a medir ate 30 metros e pesar 140 toneladas. A baleia atualmente é uma espécie que está sendo exterminada pela ação da crueldade do ser humano.

Basset – Raça de cão de cerca de 25 cm de comprimento, cabeça grande, focinho pontiagudo e pernas curtas e um pouco tortas. São exímios caçadores de coelhos.

Beaggle – Raça de cão muito antiga e excelente caçador. Seu pelo é curto e geralmente tricolor: branco, preto e avermelhado. Possui de 30 a 40 cm de comprimento com 17 kg aproximadamente.

Boi – Animal mamífero e ruminante. Animal domesticado pelo homem, explorado para a produção de leite, carne e pele. O boi é usado também como meio de transporte e machos de determinadas raças são usados como entretenimento nas touradas e nos rodeios.Seus ossos servem para a fabricação de farinha, sabão e rações animais.

Borboleta – Insetos da ordem Lepidóptera. As borboletas são importantes polinizadores de diversas espécies de plantas.

Boxer – Raça de cão de muitas habilidades. Esses animais na Idade Média eram treinados para caçar urso e javali. Seu peso pode chegar a 35 kg para os machos e 32 kg para as fêmeas.Sua altura em aproximado é de 63 cm.

Búfalo – Mamífero ruminante da família dos bovídeos. Habita em lugares pantanosos e vive em rebanhos. Na Índia o empregam como substituto do boi e é um animal doméstico.

Bulbul – Pássaro da ordem dos passeriformes. Têm pernas curtas, bico alargado e pelos finos e compridos na nuca. Mede 20 cm e vive na áfrica e na Ásia.

Buldogue – Raça de cão de aspecto robusto, que se divide em duas raças: buldogue francês com pelo curto e espesso e o buldogue inglês de pelo curto.

Bullmastiff – Raça de cão introduzida na Inglaterra, muito veloz e extremamente dócil, com a cabeça larga e a fronte achatada. Sua altura para a fêmea é de ate 66 cm e para os machos ate 69 cm.Suas cores são: ruivo, fulvo e tigrado. Esse cão vive em cerca de 10 a 12 anos.

Bulterrier – Raça inglesa de cães resistentes, de tamanho médio, pelo curto de cor branca ou com manchas. Resultado de cruzamento entre o bulldog e terrier.



C



Cabra – Feminino de bode, mamífero herbívoro ruminante que pertence à família dos bovídeos, subfamília dos caprinos. Os animais jovens são conhecidos como cabritos. Os dois sexos têm chifres e barba e seu pêlo pode ser comprido ou curto, macio ou áspero, dependendo do habitat.

Cachalote – Mamífero marinho da ordem dos cetáceos. Os machos medem de 15 a 20 metros de largura e as fêmeas de 10 a 12 metros. Vive em bandos de 12 a 15 indivíduos e em certas ocasiões podem ser reunidos ate duzentos animais.Vive em águas tropicais e temperadas em todo o mundo.

Camaleão – Réptil da ordem dos escamosos, cujo corpo de 28 cm pode inchar-se por dilatação do pulmão até tornar-se transparente em alguns pontos e mudando de cor. Captura insetos com sua língua de mais de 20 cm e freqüentemente são vistos em grupos de seis sobre arbustos ou na copa de uma árvore. Vive desde o sul da Espanha ate à Costa da África. É uma espécie protegida.

Camelo – Ruminante da família dos camelideos destaca-se por seu tamanho e por suas duas corcovas da qual se alimenta em tempos de escassez de comida. Vive na Ásia e é utilizado também para transporte.Seu corpo constitui um grande depósito de água.

Canário – Pássaro com um comprimento total de 12,5 centímetros e plumagem geralmente amarelada.

Canguru – Mamífero da família dos macropodidos, apresenta grande desproporção entre a parte anterior do corpo e a parte posterior. As partes anteriores são muito curtas e possuem cinco dedos.As posteriores são compridas e robustas e tem quatro dedos.
As fêmeas apresentam no abdome uma bolsa (marsúpio) onde estão os mamilos que alimentam suas crias que nascem sem estar totalmente desenvolvidas. Vivem na Austrália e Tasmânia e é herbívoro.

Cão – Mamífero canídeo, talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano.
Inteligente, relativamente dócil e obediente ao seu dono. Existe uma grande variedade de mais de 400 raças que são classificadas em diferentes grupos ou categoria.

Capivara – A capivara é o maior roedor herbívoro do mundo exclusivamente americano.
Alimenta-se de capins e ervas e pode chegar a pesar até 80 kg podendo alcançar até 1 m de comprimento e 50 cm de altura. Vive em planícies e planaltos nas proximidades de rios e lagoas da Venezuela até o Rio da Prata.

Caracol – Molusco gastrópode provido de concha. Os que vivem na água respiram por brânquias e os terrestres são hermafroditas e respiram por pulmões.Sua concha pode ser curta, alta, cônica, lisa e rugosa.

Castor – Mamífero roedor da família dos castorideos. O animal é encorpado e coberto de pelo castanho e fino, com patas curtas e rabo achatado sem pelos.

Cavalo – Animal solípede da família dos eqüídeos. O cavalo é herbívoro e possui uma crina larga e cauda coberta por longos pelos. Suas patas são grandes e apresenta uma unha muito robusta denominada casco.A origem desses mamíferos pode ter acontecido no período terciário.

Chacal – Nome de diferentes carnívoros da família dos canídeos que vivem na Europa Sul Oriental, Ásia e África. De cor amarela acinzentada alimentam-se de pequenas presas e dos restos das presas dos grandes carnívoros.

Chimpanzé – Macaco com peso de 40 a 50 kg e altura de 130 cm para as fêmeas e 170 cm para os machos. Alimentam-se principalmente de frutas, raízes e folhas, mas, complementam sua dieta com insetos e ate mesmo carne fresca de pequenas presas que caçam. Vivem nas selvas e savanas da África.

Chinchila – Mamífero roedor da família dos chinchilideos, nativa da America do Sul e dos Andes. Seu pelo é cinzento mais claro no ventre e menor que o esquilo.
Vive em tocas subterrâneas e devido à intensa caça deste animal ele está quase extinto.

Crocodilo - Reptil da família crocodylidae. Vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália habitando as margens de rios. São os parentes mais próximos dos dinossauros atualmente. Podem correr a uma velocidade de até 16 km/h.


D



Diabo da Tasmânia – Mamífero marsupial, o Diabo da Tasmânia é nativo da Ilha da Tasmânia e possui uma aparência robusta e mandíbulas bastante poderosas podendo esmagar até ossos.

Dobermann – Raça de cão originário da Alemanha, de cabeça comprida e crânio achatado, seus olhos são de tamanho médio e escuros, e o dobermann pode ter a cor preta ou marron em sua pelagem lisa e brilhante. Sua altura varia de 66 a 71 cm com peso de 59 kg para os machos. E para as fêmeas a altura pode variar de 60 a 66 cm com peso de 41 kg. Uma raça extremamente elegante, mas também forte.

Dolly – Primeiro mamífero gerado por clonagem a partir de sua mãe, mas sem a intervenção do pai.

Doninha – Pequeno mamífero carnívoro da família dos mustelídeos. Este pequeno animal tem focinho delgado, e seu corpo é da cor marron claro com o peito branco. Tem 30 cm de comprimento e só de cauda possui 7 cm.A fêmea pode pesar ate 60g e o macho o dobro do peso.A doninha é carnívora e vive em aproximadamente seis anos.

E



Elefante – Mamífero da família dos elefantídeos. O elefante é o maior dos animais terrestres e entre as suas características, figuram o pelo curto, olhos pequenos e tromba formada pela união do nariz e do lábio superior. São facilmente domesticados e chegam a viver 60 anos.

Elefante Marinho – Mamífero carnívoro que vive perfeitamente no mar.
A fêmea pode atingir ate 3,5 metros e o macho ate 6,5 m, pesando ate três toneladas.
No século passado foram caçados pela mão do homem que com sua cruel ação em busca de pele e gordura desse animal quase o levou a extinção. Atualmente a caça deste animal é proibida.

Estrela-do-mar - animais da classe dos asteróides, de corpo aplanado e em forma de estrela. As estrelas-do-mar possuem um alto poder de regeneração e respiram por brânquias cutâneas chamadas pápulas.Existem umas 1000 espécies distribuídas em todos os mares.

 
F



Fauna – População animal existente em uma determinada zona.

Foca – De pele cinzenta com pelos muito curtos chegam a pesar até 100 kg e é eximia nadadora. Sua alimentação é basicamente peixes menores.Atualmente a foca vem sendo exterminada pela mão do homem e encontra-se extinto em diversos locais onde antes era seu habitat natural. Embora na parte meridional ainda se encontrem algumas espécies.

Fox Terrier – Raça de cão de cabeça fina e longa, corpo musculoso e curto que pode pesar ate 9 kg e medir 40 cm em media. É um cão muito inteligente e bastante amigável.

G



Gambá – Marsupial que mede de 70 a 90 cm sendo metade pertencente a sua cauda. Sua alimentação é basicamente frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros.

Gato - O gato doméstico é da família dos felídeos sedo muito popular como animal de estimação. Carnívoro e exímio caçador de passarinhos, lagartixas e roedores o gato doméstico é uma adaptação do gato selvagem. No Antigo Egito os gatos eram adorados como deuses e a relação egípcia x gatos data de pelo menos 5000 anos.

Gavião - Ave falconiforme pertencente à família Acipitrídea e Falconidae. Ave de rapina dotada de asas curtas, os gaviões têm uma distribuição bastante vasta, que inclui todos os continentes com exceção da Antártica.

Giárdia – Gênero de protozoários flagelados, parasitas do intestino do homem e do porco

Girafa – Mamífero ruminante de grande porte vive nas regiões secas da Savana Africana e atualmente é uma espécie protegida. Mede cerca de 5 metros de altura e o macho pode pesar ate 1 a ½ tonelada. Seu pescoço mede em aproximado 3 metros de comprimento.
A girafa é herbívora e passa quase 20 horas se alimentando das folhas das árvores.

Gorila – Mamífero da família hominidae. O macho chega a pesar 300 kg e medir 2,10 m de comprimento. Atualmente é um animal ameaçado de extinção, mas, vive em cerca de 35 anos.

H



Hamster - Pequeno mamífero roedor encontrados na África e Ásia é um dos mais populares animais de estimação em diversos países.

Hiena - Da família Hyaenidae existem vários tipos de hiena. As hienas vivem nas planícies e savanas de África e oeste da Ásia. São animais carnívoros de médio a grande porte com maxilares poderosos. Costumam caçar a sua presa em clãs de até 40 animais.

Hipopótamo - Mamífero pertencente à família Hippopotamidae, vivem geralmente próximo de rios sendo um dos maiores mamíferos terrestres depois dos elefantes e rinocerontes.
Sua mordida equivale a 810 kg e são herbívoros apesar de haver indícios de canibalismo de machos adultos.

Homem – Espécie de mamífero com cérebro muito desenvolvido.

I




Ilhas de Galápagos – Arquipélago do Equador com 8010 km2. Na fauna distinguem-se as tartarugas gigantes, iguanas, focas, pingüins etc. O isolamento insular e suas condições especiais favoreceram o aparecimento de novas espécies a partir de outras. Existem mais de 900 espécies de vegetais.

Insetos – Classe de animais invertebrados artrópodes que se caracterizam por possuir seis patas, dois pares de asas e o corpo dividido em três regiões mais ou menos diferenciadas: cabeça, tórax e abdome.

Invertebrados – Grupo de animais desprovidos de coluna vertebral. Englobam o sub-reino dos protozoários e dos metazoários, com exceção do grupo dos vertebrados.Alguns são marinhos e outros terrestres.


J



Jaguatirica - Felino encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Sua alimentação é à base de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e Come também lagartos, cobras e ovos de tartarugas. Caça aves, e alguns são bons pescadores. A jaguatirica mede entre 65 cm e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 cm. Pesa entre oito e 16 kg.

Javali - Mamífero artiodátilo, da família Suidae de médio porte e corpo robusto. É nativo da Europa, Ásia e Norte da África. Em tempos recentes foi introduzido nas Américas e na Oceania.


L



Labrador Retriever - Raça de cão, inteligente e obediente. Freqüentemente treinados para cães de caça, de assistência, como cães-guia ou de serviço. A raça Labrador é uma das mais populares em todo o mundo, em especial nos Estados Unidos e Europa.

Larva – Forma imatura e diferente da adulta, que se apresenta como uma fase de desenvolvimento no ciclo vital de vários grupos de animais.

Leão - Da família Felídae é o segundo maior felino vivente depois do tigre.Alguns machos chegam a pesar 250 kg e vivem na África e na Ásia.Possuem coloração entre o amarelo-claro e o marrom-escuro, e os machos têm uma longa juba. Existem também leões brancos que são exclusivos da reserva de Timbavati. Apelidado de o "rei dos animais" são os felinos mais sociáveis do mundo e vivem cerca de 10 a 14 anos em seu habitat natural.

Lebre - Mamífero da família Leporidae, podem se locomover com grande velocidade e certas espécies de lebres podem atingir até 55 km/h. É um animal muito tímido, podendo viver em pares ou solitariamente.

Leopardo - (Panthera pardus), mede de 1 a quase 2 m de comprimento, e pesam entre 30 e 70 kg. Vive na África e Ásia e existem várias subespécies, algumas criticamente ameaçadas, como o leopardo-de-amur, o leopardo-da-barbária e o leopardo-da-arábia.

Lepidópteros – Ordem de insetos holometábolos. A maioria tem asas recobertas por finas escamas. Alimenta-se do néctar das flores e a ordem compreende cerca de 150.000 espécies distribuídas em todo o mundo.Entre elas estão as mariposas diurnas e noturnas.

Lhama - Mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos, tem pelagem longa e lanosa, e é domesticado para a utilização no transporte de carga, produção de lã, carne e couro. As lhamas vivem na Cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são baixas. A lhama alimenta-se de capim e mato. Estes animais medem de 1,40 m a 2,40 m contando com a cauda 25 cm e chega a pesar 150 kg.

Lince - Mamífero da família Felidae, carnívoro, felinos de dimensões um pouco maiores que o gato doméstico podendo pesar até 30 kg. Têm a cauda curta e orelhas bicudas, com um tufo de pelos na ponta. O habitat dos linces são florestas e zonas de vegetação densa onde se alimentam de roedores. Os linces têm também bigodes ultra-sensíveis, pelagem espessa e patas largas como adaptações à vida no inverno.

Lobo – Mamífero carnívoro da família dos canídeos. Mede cerca de 60 a 90 cm de altura e tem o corpo esbelto com patas largas e cor da pelagem oscila entre o branco e o preto, embora seja mais comum a cor castanho-acinzentado. São tipicamente ápice predadores nos ecossistemas que ocupam. Os lobos tem se desenvolvido em florestas temperadas, desertos, montanhas e até mesmo em algumas áreas urbanas

Lontra - Mamífero da subfamília Lutrinae, carnívoro, vive na Europa, Ásia, África, porção sul da América do Norte e ao longo de toda a América do Sul, incluindo o Brasil e a Argentina. Seu habitat é no litoral ou próximo aos rios onde busca alimentos como peixes, crustáceos, répteis e menos freqüentemente aves e pequenos mamíferos. A lontra adulta mede de 55 a 120 centímetros de comprimento (incluindo a cauda) e pesa até 35 quilos. Ela é capaz de assobiar, chiar e guinchar. Sua velocidade ao nadar é de 12 km/h e pode ficar submersa durante 6 minutos.


M



Macaco – Espécie de primata. Possuem cauda pendente, focinho em geral reduzido, braços longos,.São arborícolas e costumam se adaptar ao cativeiro.

Mamíferos – Classe de animais vertebrados caracterizados pela presença de pelos e de glândulas mamarias.

Micróbio – organismo unicelular de tamanho microscópico.

Manx – Raça incomum de gato sem cauda. Tem um físico semelhante ao do gato de pelo curto mas, as pernas traseiras são maiores que as dianteiras, o que lhe dá o andar de um coelho.Afetuoso e inteligente essa raça pode ser encontrada em diversa pelagem como por exemplo branco e preto e em escama de tartaruga.

Mau Egípcio – Raça de gato musculoso e roliço apresenta manchas alongadas que são de fato listras interrompidas. Raça originária do Cairo. Descendente dos gatos adorados no antigo Egito por ter na testa um desenho reproduzido em gatos da época – muito semelhante a um escaravelho.É um gato amistoso, afetivo e brincalhão.

Mico-leão-dourado – Primata encontrado originariamente na Mata Atlântica é conhecido também por sagüi. Atualmente, resta apenas um único local de preservação deste animal, (restam cerca de 1000 no mundo, metade dos quais em cativeiro) a Reserva Biológica de Poço das Antas, que representa cerca de 2% do habitat original da espécie. A espécie encontra-se em perigo de extinção.

Morcego – Único mamífero capaz de voar e existem 1.116 espécies variadas, alimentam-se de frutas, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados e peixes.
Os morcegos hematófagos, encontrados na América Latina e no Sul do México alimentam-se de sangue.

Morsa - Animal que vive nas águas do Ártico e pode medir até 4 metros de comprimento. Seu peso pode ultrapassar uma tonelada (as maiores passam da 1,6 toneladas). Possuem uma pele enrugada e seu focinho tem um sólido bigode e duas presas que podem chegar a 1 metro de comprimento. As presas são usadas para arrancar moluscos e caranguejos do fundo do mar. As morsas são caçadas pelo marfim dessas presas.

O



Oceanografia – Ciência que estuda o mar e oceanos.

Ofídios – Subordem de répteis cujas espécies são caracterizadas pela ausência de extremidades, pela boca dilatável, pelas mandíbulas unidas na parte anterior e pelos dentes às vezes providos de um canal interior por onde destilam seu veneno. Compreende espécies como a cobra, a áspide, a víbora, a píton, a cascavel etc.

Onça-pintada - Mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, encontrada nas regiões quentes e temperada do continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. A onça pintada é o símbolo da fauna brasileira. Uma onça adulta alcança até 2,60 m de comprimento, chegando a pesar em torno de 115 kg, embora, em média, os machos pesam 90 kg e as fêmeas 75 kg.
Onça-Preta - Conhecida por jaguar-preto são da mesma espécie da onça-pintada, possui mais melanina, que dá tonalidade escura ao seu pelo

Orca - Conhecida como baleia-assassina, é da família Delphinidae, um predador carnívoro, podendo comer peixes, moluscos, aves, tartarugas, Pode chegar a pesar nove toneladas.

Ovelha – Mamífero ruminante cujo macho é o carneiro.


P



Paca - Roedor da família Cuniculidae que se alimenta de frutas ou raízes. Seu pelame duro e eriçado, vermelho com manchas brancas, possui quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas traseiras e as pernas são fortes e terminam em grandes unhas afiadas.. A paca é encontrada na América do Sul, desde a bacia do Orinoco até o Paraguai.

Panda – Mamífero da família dos prociônidos. O Panda gigante mede aproximadamente 1,5 m de comprimento e seu aspecto é parecido com o urso.Vive nas Cordilheiras Tibetanas Oriental em atitudes de mais de 2000m e alimenta-se de brotos de bambu.O panda menor mede cerca de 60 cm de comprimento e tem uma cauda que mede quase o mesmo que o corpo, com pelagem eriçada e de cor parda, em sua cabeça leva uma mascara branca.É herbívoro e vive nos bosques nas montanhas do Himalaia em atitudes que variam de 1800 a 3600 m.

Pastor belga – Raça de cão que possui variedades de aparência bastante distintas entre si: Groenendael, Laekenois, Malinois e Tervueren. Todas as variedades possuem o mesmo tamanho e temperamento em comum, diferindo-se apenas no pelo e superficialmente.

Pastor-alemão - Raça de cão mais difundida no mundo, em Portugal é chamado de lobo-da-alsácia. É um cão dócil, afetuoso e usado em trabalhos junto a Policia de vários países.

Pequinês - Antiga raça de cão miniatura, originária da China. É um cão pequeno, bem equilibrado e valente. O peso do pequinês varia entre os 2 e 8 kg. Eram considerados espíritos guardiães, visto que se assemelham ao mítico leão chinês.

Persa – Raça de gato de pelo longo de corpo compacto, forte e roliço com pernas curtas e grossas. A cabeça e a cara são arredondadas e o nariz curto e largo com os olhos redondos.
Existem vários tipos de gatos persas entre entres: persa branco, persa preto, persa vermelho, persa azul, persa creme, persa azul-creme, persa chinchila, persa cameo, persa fumaça, persa bicolor, persa tabby, persa escama de tartaruga, persa escama de tartaruga e branco, persa colourpoint, persa pewter, persa chocolate e lilás e novos persas.

Pinguim - Ave da família Spheniscidae, do hemisfério Sul, vive na Antárctida e ilhas dos mares austrais mas existem especies que vivem nas Ilhas Galápagos. Suas asas atrofiadas tem a função de barbatanas. Alimentam-se de pequenos peixes e apesar de terem asas os pinguins não voam mas, são excelentes nadadores com velocidade de até 45 km/h.

Poodle - Raça de cão de companhia e estimação. Possui cores variáveis, focinho retangular, orelhas pendentes e pelagem crespa e macia. Seus olhos têm coloração marrom, âmbar escuro ou preto, dependendo da pelagem.
O tamanho da raça, de acordo com a FCI, pode ser:
Gigante (ou grande), variando de 45 a 60 cm na altura da cernelha;
Tamanho médio, que varia de 35 a 45 cm na altura da cernelha;
Tamanho miniatura (mini ou anão) entre 28 a 35 cm na altura da cernelha, e
Toy, cujo cão mede no máximo 28 cm na altura da cernelha.

Porco - Mamífero não ruminante que têm 44 dentes, patas curtas com quatro dedos revestidos por cascos, cabeça de perfil triangular e focinho cartilaginoso. Usado como animal domestico.

Protozoários – Animais microscópicos compostos por um corpo celular, um protoplasma e um ou dois núcleos.

Q



Quati - Mamífero da família Procyonidae, está distribuído desde o Arizona ao norte da Argentina. São animais diurnos e vivem em grandes bandos formados de fêmeas e machos jovens. Dorme no alto das árvores enrolado como uma bola e não desce antes do amanhecer.

Quericerados – Subfamília de artrópodes que compreende mais de 36 mil espécies vivas, desprovidas de antenas e mandíbulas em forma de pinças.

Quelônios – Ordem de repteis de corpo curto protegido por uma concha rígida. Como espécies estão as tartarugas marinhas e terrestres.Vivem em regiões climáticas quentes e temperadas.


R



Raposa – Mamífero carnívoro da família dos canídeos alimenta-se, principalmente, de aves, pequenos roedores, coelhos, peixes, ovos, frutos e insetos. Sua caça é considerada uma tradição da Inglaterra, ainda que no ano de 2005 sua caça tenha sido proibida pelo Parlamento Britânico, visto que violava os direitos animais propostos pela UNESCO. As raposas possuem uma particularidade entre os canídeos, tem pupilas ovais, semelhantes às pupilas verticais dos felídeos.

Rato - Mamífero roedor da família Muridae, existe cerca de 650 espécies, classificadas em cerca de 140 gêneros e em cinco ou seis subfamílias. Muitos tipos de rato transformaram-se em espécies invasoras e causaram estragos nos ecossistemas ocupados através da sua migração.Os ratos são conhecidos especialmente pelo risco à saúde, são portadores de variadas doenças transmissíveis ao homem, como a leptospirose, o hantavírus e a peste bubônica, além de ser hospedeiro para outras doenças, como a toxoplasmose.

Reino Animal – Conjunto de todas as espécies animais.

Répteis – Classe de animais vertebrados que compreende cerca de 6.000 espécies agrupadas em quatro ordens.

Rhesus – Primata da família dos cercopitecides com cerca de 60 cm de comprimento, pelagem pardo-amarelada e cara rosada. Vive na Índia e China e este macaco teve grande importância pois seu sangue permitiu determinar a presença do fator RH (Rhesus) no homem.

Rinocerontes - Grande mamífero perissodátilo que habita as savanas e florestas tropicais da África e Ásia.

S


Safári – Nome com que se conhece a expedição pelo interior da África, principalmente pelas selvas tropicais com fins comerciais, científicos ou esportivos em caravana ou a pé, com um grupo de nativos transportando a bagagem.

Sagrado-da-birmânia – Raça de gato de pelo longo com as orelhas, cara e cauda contrastante. O Sagrado-da-birmânia blue-point tem manchas azul-acinzentadas escuras e pelagem branco-azulada.

Sapo – Nome de varias espécies de anfíbios da ordem dos anuros. Alimentam-se de insetos, larvas, caracóis e aranhas. Tem hábitos noturnos e a pele coberta de glândulas que secretam substancias toxicas ou irritantes.

Sarna – Enfermidade parasitaria da pele contagiosa, produzida pelo acaro da família das sarcopticas.

Seda – Fio ou secreção com que fabrica um casulo o bicho da seda originário da China.

Serpente – Subordem de repteis de corpo longo e recoberto por escamas. Na antiga China a serpente era o símbolo da terra e sua constante renovação.Existe cerca de 2500 espécies agrupadas em famílias diferentes, na África é considerada uma divindade e para os gregos e egípcios era o acompanhante sagrado de alguns deuses.

Setter Inglês - Raça de cão de porte médio utilizados para companhia.

Setter Irlandês - Raça de cão proveniente da Irlanda. Olhos na cor de avelã ou marrom escuro, corpo musculoso e pouco arqueado.
Machos: 58 cm a 67 cm.
Fêmeas: 55 cm a 62 cm.

Siamês – O siamês é muito extrovertido e adora companhia. Essa raça de gato tem um padrão de cor muito característico: cara, orelhas, cauda e pernas escuras, contrastando com o resto do corpo, de pelagem mais clara e olhos arredondados cor de safira.Originário da Ásia.

Sphynx – A mais extraordinária raça de gato. O gato pelado é criado desde o inicio no Canadá e descende de um mutante pelado que apareceu numa ninhada de gatos de pelo curto em meados da década de 60.Esse gato é afetuoso, mas, não gosta de ser carregado nos braços.


T

Tamanduá – Conhecidos por papa-formigas vivem nas florestas e savanas das Américas Central e do Sul, desde o Belize até a Argentina. São muito comuns no Brasil, onde são conhecidos com os nomes de jurumim, tamanduá-mirim, tamanduá-bandeira etc.
Alimentam-se de formigas e principalmente de cupins, que retiram dos cupinzeiros com a sua longa língua – chega a ter 200 cm de comprimento Um tamanduá-bandeira adulto pode atingir 40 quilogramas de peso e um comprimento de 1,80 metros incluindo a cauda que pode chegar a metade daquele tamanho. Encontra em perigo de extinção.

Tatu - Mamífero da família Dasypodidae, nativo do continente Americano, os tatus vivem em savanas, cerrados e é caracterizado pela armadura que cobre o corpo. Alimentam-se de insetos geralmente formigas e cupins. Enrola-se, formando uma bola de armadura quase indestrutível para se proteger de seus predadores.

Tigre - Mamífero da família dos Felídeos. Predadores carnívoros e excelentes caçadores noturnos. E por ser um grande nadador podem caçar suas presas até na água. Um macho adulto pode pesar mais de 300 kg.

Tonquinês – Cruzamento de Siamês com o Burmese é uma raça de gato muito criada nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas, não é aceita em exposições no Brasil.
O Tonquinês adora pessoas e infelizmente seu caráter afetuoso torna-se uma ameaça, pois ele associa carros com gente e costuma vadiar perto de automóveis.

Toupeira – Mamífero da ordem Soricomorpha, que vive na América do Norte, Europa e Ásia, no subsolo enterrado em tocas e galerias. Esses animais têm o corpo alongado e coberto de pêlos. Não têm orelhas externas e são total ou parcialmente cegas. Alimentam-se de pequenos animais que vivem no solo.

Tubarão - Pertencentes à super-ordem Selachimorpha, o peixe é um predador natural. Existem cerca de 400 espécies conhecidas em todo o planeta e seu tamanho varia entre os 0,10 m e os 18 m de comprimento. Vivem em águas costeiras e oceânicas e são carnivoros.


U


Urso – Mamífero carnívoro da família dos ursídeos caracterizado por seu corpo pesado e cabeça grande e larga. Rabo muito curto e olhos e orelhas pequenos. Alimenta-se de frutos e folhas e às vezes de carne. É um trepador hábil e possui uma grande inteligência.


V


Veado - Mamíferos da família Cervidae. Encontrados em todo o mundo, exceto na Austrália. Os machos da maioria das espécies desenvolvem galhadas no crânio, que são renovados anualmente. Os veados são herbívoros alimentam-se de rebentos, folhas, frutos e líquenes.
Certas espécies de veados ao longo das Américas foram quase exterminadas por ser sua carne considerada uma iguaria. Muitas espécies estão ameaçadas de extinção.
O menor veado conhecido é o Muntiacus putaoensis, encontrado em 1997 em Myanmar, com apenas 45 cm de altura.

X


Xilófagos – Insetos que roem a madeira escavando galerias nela.

 
Z


Zebra – Mamífero da família dos eqüídeos, nativos da África central e do sul. A pelagem deste animal consiste num conjunto de listras contrastantes de cor, alternadamente, pretas e brancas. Vivem nas Savanas da África.
A zebra-das-montanhas encontra-se ameaçada de extinção.

Zoologia – ciência que forma parte da biologia e se dedica ao estudo dos animais.


Fontes:
Enciclopédia Novo Século, Wikipédia, Gatos Manual Pratico e Ilustrado, Giardino Zoologico di Roma.


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação,
seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
(Albert Schweitzer)



Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site
Sistema de Afiliados - Cursos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.