Siga

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Prefeitura e PM apreendem animais soltos em vias públicas

Animais são apreendidos por agentes da Defesa Civil de Maricá e pelo BPRv e encaminhados para Itaboraí

Para evitar acidentes e oferecer proteção aos animais, a Defesa Civil de Maricá fechou uma parceria com a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), para apreender animais de grande porte soltos nas ruas e estradas. Desde julho, quando as operações iniciaram, já foram recolhidos cerca de 60 animais, entre cavalos e bois, e encaminhados para o curral conveniado com a PM de Itambi, em Itaboraí.
Segundo o coordenador de Operações de Busca e Apreensão de Animais da Defesa Civil, Igor Leonardo Araújo, os animais são encontrados com mais frequência em locais com grande número de pessoas e em beira de estradas. Os animais apreendidos são transportados em caminhões do BPRv.


“A população tem nos ajudado neste trabalho. Por semana, recebemos uma média de 20 ligações com denúncias de animais soltos, principalmente em Bambuí, Cordeirinho, Inoã, Itaipuaçu e São José do Imbassaí”, destaca Araújo, acrescentando que os proprietários são orientados pelas equipes a manterem os animais em áreas cercadas para evitar acidentes.
O coordenador ressalta ainda que o número de animais nas ruas, principalmente cavalos, diminuiu depois que as operações foram iniciadas. Para recuperar o animal, o proprietário paga R$ 120 de multa por cada animal e diária no valor de R$ 30 para retira-lo. “Caso os donos não retirem o animal em dez dias, o mesmo irá a leilão, com permissão do governo do estado”, completa.
Os valores são cobrados para custear as despesas com os animais, que incluem a identificação através de fotos e a realização de exames, além de vacinas e alimentação. Os que estão doentes são encaminhados à Vigilância Sanitária Estadual. Pela Lei de Contravenção Penal, é crime deixar animais soltos nas vias públicas, com pena prevista de prisão (de 10 dias a dois meses) ou pagamento de multa.
A população pode fazer denúncias de animais soltos pelo 199, telefone de emergência da Defesa Civil, ou para a Polícia Rodoviária (3601-6269 e 3601-6961).
Fonte: PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.