Siga

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Nova gripe que mata focas pode tornar-se ameaça para humanos


A morte dos animais começou a ser detectada em Setembro do ano passado. Ao analisar os corpos, os cientistas verificaram que as características não encaixavam noutras formas naturais de mortalidade, como inanição, ou mesmo outras doenças.
Indo mais a fundo, detectou-se a variação do Influenza, um vírus com alta capacidade de mutação e adaptação. A nova gripe que está a atingir as focas é um vírus H3N8, uma categoria que também infecta cães e cavalos.
Segundo os autores do trabalho, publicado na revista mBio, desconhece-se o grau de ameaça que o novo vírus impõe. De qualquer maneira, é preciso ficar atento.
Vários animais, incluindo focas, morcegos, pássaros, porcos, cães e até mesmo baleias podem contrair um tipo de gripe, conhecida com influenza A. Esses vírus conseguem adaptar-se e infectar populações humanas.
Pássaros selvagens são a fonte primária de todos os influenza A, mas os vírus podem «pular» de uma espécie para outra, ou mesmo recombinar-se. Em geral, os resultados são mortais.
Conhecida como gripe suína, a gripe provocada pelo H1N1 causou pânico em 2009. A pandemia foi resultado da combinação de vírus que infectavam suínos, pássaros e humanos.Embora os pássaros possam contaminar os mamíferos, em geral os vírus não são transmitidos entre eles. O novo vírus das focas, porém, conseguiu romper essa barreira e disseminar-se também de uma foca para outra. Algo parecido com que os vírus mortais de anos atrás também fizeram.
Fonte: primeira Edição

Um comentário:

  1. Olá Bicharada! rsrsrs
    Passando para ler, ver, seguir e votar.
    Sou do Rio mas vivo em Brasília.
    Adorei o site.
    Tudo que diz respeito aos animais, me encanta.
    Depois eu sigo nas redes.
    Bom trabalho, sucesso e tudo de bom.
    Obrigada pela Travessia.

    ResponderExcluir

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.