Siga

Siga por Email

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Animais De Estimação A A Limpeza Do Lar

Autor: Flaviana Silvana

É sempre uma alegria ter em casa animais de estimação. Estes adoráveis companheiros trazem harmonia para o lar, porém uma casa onde as pessoas convivem com animais precisa ser bem higienizada para evitar transmissão de doenças e possíveis reações alérgicas, tanto nos donos quanto nos bichinhos.
Além da limpeza doméstica corriqueira, além de lavar as roupas, roupas de cama, limpar o chão e o banheiro com desinfetante, existem outros cuidados menores, mas não menos importantes que muita gente acaba esquecendo.
Os utensílios de cozinha e os alimentos geralmente ficam guardados onde os animais de estimação podem ter acesso, armários e gavetas não são páreos para a esperteza e curiosidade dos animais. Por isso antes de utilizar qualquer coisa na cozinha e lavanderia é extremamente importante lavar bem os utensílios, potes, panelas com água e sabão e deixar os legumes e frutas imersos em solução de água e vinagre para higienizar. Assim evita-se mau cheiro e pêlos dos animais.
O mesmo vale para o quintal. O mesmo local onde é moradia do cachorro, do gato ou do passarinho que a família tanto mima também é o local preferido para as crianças se divertirem, por isso todo cuidado com limpeza é pouco. Restos de ração espalhados devem ser limpos todos os dias, pêlos também. As fezes dos animais quando o animal não é ensinado a usar uma caixinha de areia ou jornal viram um grande incomodo e podem atrair insetos e transmitir doenças. Para limpar sem deixar resíduos e desinfetar retire a parte sólida com uma pá (usada apenas para este fim) e coloque em um saco que deve ser bem fechado para jogar no lixo. Depois lave com bastante água o local, depois jogue uma solução de 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre branco. Assim o local estará livre de bactérias e mau cheiro, é só deixar secar naturalmente.




Quando os animais convivem dentro de casa o cuidado deve ser redobrado. Para retirar o odor dos animais de dentro da casa use uma solução de ½ balde de água para ½ xícara de vinagre e faça a desinfecção dos locais onde sentir necessidade com um pano embebido nesta solução. Se o bichinho fica deitado no sofá ou no tapete passe a solução depois para limpar tapetes e limpar sofás de modo que sempre ficquem higienizados para o uso do local.
Além de respeitar seu lar e as pessoas que nele vivem também é importante pensar no bem-estar dos animais de estimação. Antes de usar produtos químicos para a limpeza leia a embalagem, pois muitos são tóxicos aos animais. Existem produtos específicos desodorizantes de ambientes adaptados para o conforto dos animais de estimação. O cloro, por exemplo, que existe na maioria dos produtos pode queimar as vias respiratórias e causar alergias nos bichinhos. Se a dona de casa muitas vezes fica com nariz e olhos ardendo depois de usar produtos abrasivos de limpeza imagine o que não acontece com os animais que tem essa sensibilidade multiplicada por 10. Devem-se ter atenção as reações que eles têm sempre observar se suas patinhas não estão ressecadas ou se os olhos não estão vermelhos.
Ter um animal é casa é uma companhia certa, eles alegram até os dias mais chatos e dão carinho sem pedir nada em troca. Então para manter o equilíbrio e evitar que esse animal se torne um intruso e traga doenças é necessário aprender a conviver com as diferenças e respeitar os limites. Mantendo uma boa higienização da casa sem agredir os moradores nem os animaizinhos todos puderam ter dias felizes juntos.
http://www.artigonal.com/animais-de-estimacao-artigos/animais-de-estimacao-a-a-limpeza-do-lar-1618952.html
Perfil do Autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.