Siga

sábado, 19 de novembro de 2011

Enquanto isso nossos animais morrem....

Governo do Rio divulga novas imagens de mancha de óleo no mar


O governo do estado do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira (18) imagens do vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, feitas durante um sobrevoo de helicóptero.
Na aeronave estavam presentes o secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc, além de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O vídeo mostra navios jogando dispersantes para conter a mancha de óleo, que se encontra a uma distância de 120 km da costa.

O secretário disse que durante o voo, que foi acompanhado por outra aeronave com funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e da Agência Nacional de Petróleo (ANP), foi possível avistar ao menos três baleias na região, sendo que uma delas estava a 300 metros de distância do local do vazamento. "Isso caracteriza dano à biodiversidade marinha", explica.
Na parte da manhã, o secretário concedeu entrevista dizendo que o vazamento de óleo na região poderia ser maior do que o anunciado pela empresa Chevron. Segundo ele, o acidente não poderia ser banalizado, já que era algo grave e de consequências desconhecidas.
De acordo com Minc, a Chevron, empresa que perfurava o poço de petróleo quando foi aberta a fissura, no último dia 10, tem que ser punida exemplarmente.
“Não podemos apenas aplicar a multa que o Ibama vai dar (...) a nossa Constituição prevê o princípio da responsabilidade. Vamos exigir a reparação para os peixes, golfinhos e pescadores, além de exigir medidas rigorosas caso tenha ocorrido sonegação de informações”, disse.Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.