Siga

terça-feira, 5 de julho de 2011

Comportamento felino. Entendendo e ensinando seu gato

Autor: Cynara Campanati

Antigamente era usado para eliminar ratos, mantido fora de casa, com pouca ou nenhuma alimentação, para estimular a caça. Mas hoje ocupa lugar de destaque dentro dos lares das pessoas, com direito a cama, ração, banhos e todos os mimos possíveis.

Comportamento_fe_4cd2ee334ace5_90x90.jpg

Existem cerca de 250 raças de gatos e eles vivem cerca de 15 a 20 anos.
Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens.
Os cruzamentos entre diferentes espécies os tornaram menos agressivos aos humanos, mas ainda é comum arranhões e mordidas.

O comportamento dos gatos varia conforme a ninhada e a socialização. Quanto mais jovens o filhotes tiverem contato com o ser humano, mais dóceis serão. Gostam de dormir durante o dia e ficam mais ativos à noite e podem tornar-se agressivos quando incomodados. Para o gato, ele é o dono da casa e aceita dividi-la com as demais pessoas. Subir em móveis, arranhar os sofás, cavar, perseguições, são alguns dos comportamentos naturais desse animal.
Diferente do cão, o gato tem outras necessidades e não está a todo o momento disponível. Ainda mantém comportamentos instintivos, como o da caça. Mesmo de barriga cheia, ele tentará pegar o pássaro que inadvertidamente aparecer voando.
Para ter uma convivência feliz e saudável com esse animal é preciso entendê-lo. Saber o porquê de determinadas atitudes e ensiná-lo, o que pode e o que não pode em seu novo lar. Respeitar seu modo de vida, o felino dorme muitas horas por dia, diferente do cão que está sempre pronto para brincar, ele pode tornar-se agressivo quando incomodado.
Para saber mais, visite nossos cursos online: http://www.vettherapy.com.br
http://www.artigonal.com/animais-artigos/comportamento-felino-entendendo-e-ensinando-seu-gato-3729514.html
Perfil do Autor
Médica Veterinária com especialização em Acupuntura e cursos de Fisioterapia, Quiropraxia e Florais de Bach. Atua na área de Pequenos Animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.