Siga

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Orquidário de Maricá recebe estudantes de Biotecnologia

Mais uma vez estudantes do Rio visitaram a cidade de Maricá para participar de uma palestra e de aula prática sobre o cultivo de orquídeas. O evento aconteceu no dia 27 de maio, nas dependências da Anaflora Orquidáceas, orquidário criado e mantido por Eduardo Costa e seu filho Eduardo, às margens da Rodovia que liga Maricá a Itaboraí, em Ubatiba.
Os professores Cosme e Teresa, do Instituto Federal de Educação do RJ, IFRJ, campus Maracanã, antiga CEFET Química, lideraram mais de 20 alunos dos cursos técnico e superior de Biotecnologia. Segundo o professor, que costuma promover, ao menos, duas visitas guiadas por ano a Maricá, o objetivo é mostrar aos alunos a viabilidade de semear e realizar hibridação de orquídeas com custo baixo, de forma simples e segura.

Essa tarefa coube aos anfitriões, que costumam "convocar" amigos orquídófilos da região para ajudar na infraestrutura. Enquanto um grupo se dirigia ao laboratório, no térreo, outros alunos galgavam degraus para conhecer, no andar de cima, um pouco do trabalho realizado no orquidário, desde a escolha de matrizes até o registro dos híbridos criados, no International Orchid Registrar, na Inglaterra, local onde todas as orquídeas produzidas no Planeta são registradas. No laboratório, após instruções básicas, alguns voluntário metem a mão na massa e realizam seu primeiro trato com as sementes, higienizando-as, misturando-as ao meio de cultura e confinando-as em frascos, dentro de uma capela utilizada para esse fim, devidamente esterelizada, que Alberto, sem bem humorado, costuma chamar de "baiúca". Em seguida acontece um passeio na área de cultivo onde os alunos têm contato com os coletivos e vasos individuais de orquídeas, em várias fases de crescimento, até a floração. Para encerrar a visita, nada como um bom lanche com muitas frutas, sanduíches, bolos, sucos e refrigerantes. E a promessa de que logo o professor Cosme estará de volta com novos alunos.
Anaflora Orquidáceas - Contato: 21-2637.2614 e 2637.4287

http://www.anafloraorquidaceas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.