Siga

domingo, 1 de maio de 2011

Se o Gato não vai à bola…

Autor: Rui
gato.jpg
… algo de estranho se passa. Os Gatos passam muito tempo a lamber-se. Daí que ingiram pêlo em excesso, o que pode provocar perturbações digestivas. O mesmo é dizer: todo o cuidado é pouco com as "bolas de pêlo".

A língua dos felinos apresenta uma série de papilas gustativas muito rugosas que actuam como uma autêntica escova que arrasta os pêlos mortos, e que uma vez engolidos se misturam com os restos de alimentos e secreções gástricas, formando assim as ditas bolas no estômago. Tricobezoares ou pilobezoares são os conselhos técnicos para as "bolas de pêlo" nos gatos, que resultam dessa acumulação de pêlo no estômago ou no intestino.
Lamber é comum nos gatos: trinta a cinquenta por cento do tempo é usado com cuidados de higiene. Mas se a maior parte do pêlo ingerido acaba por ser expelida pelas fezes – em média, um gato de pêlo curto perde cerca de 28 gramas de pêlos por kg de peso por ano, dois terços dos quais são ingeridos e, posteriormente, são observáveis nas fezes – a verdade é que frequentemente a quantidade de pêlos é de tal ordem que forma uma massa compacta que fica retida no estômago ou no lúmen intestinal. Daí, podem resultar gastrites e obstruções graves que, muitas vezes, obrigam mesmo a intervenções cirúrgicas. Em situações menos graves as perturbações relacionadas com os tricobezoares podem ser minimizadas com o recurso a produtos lubrificantes e laxantes, que promovem a sua eliminação por via intestinal. Os donos dos gatos devem estar atentos a alguns sintomas desta situação: vómito, tosse seca, obstipação, anorexia.
Vamos lá prevenir

Fonte: Farmácia Saúde 171
http://www.artigonal.com/animais-de-estimacao-artigos/se-o-gato-nao-vai-a-bola-4615194.html
Perfil do Autor
Farmácia Turcifalense
- Escovagem frequente, sobretudo nas fases de mudança de pelagem (Primavera e Outono): diário para os gatos de pêlo comprido e semanal para os gatos de pêlo curto. - Alimentação que inclua alimentos especificamente concebidos para controlar os tricobezoares (retenção de pêlo no estômago), ricos em fibras vegetais. - Suplementos alimentares à base de ácidos gordos para melhorar a saúde cutânea. - Aplicação frequente e adequada de anti-parasitários externos de modo a controlar os ectoparasitas.
Como diz a sabedoria popular os "gatos são animais limpos". Isto porque os gatos têm apetência para cuidar da pelagem e eliminar os pêlos mortos, além de reduzir a temperatura corporal através da humidade e, com isso, reduzir o stress. Só que, por vezes, essa característica provoca perturbações na saúde do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.