Siga

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Maricá recebe recursos para projetos ambientais

O município de Maricá começou a empregar os recursos do ICMS Verde e royalties federais e estaduais, destinado a projetos ambientais, no valor médio de R$ 700 mil mensais. Entre eles, estão a recuperação das nascentes da bacia hidrográficas  de  Maricá, entre elas, a do Rio Mumbuca - de sua nascente até o encontro com o Rio Itapeteiú, em Ubatiba, onde começa a captação de água da Cedae – e do Rio Caranguejo, no Espraiado - com replantio da mata ciliar, análise de solo, água e vegetação nativa.

Os recursos, empregados na aquisição de veículos de tração 4 X 4, ferramentas, GPS, equipamentos de segurança, equipamentos para análise de água e material de reposição de campo e de escritório, estão sendo adquiridos com as primeiras parcelas dos recursos. 
O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Secretário Executivo do Fundo de Proteção e Conservação Ambiental, o gestor Tiago de Paula, declarou que “os projetos necessitam de equipamentos para serem operacionalizados, desde o mapeamento e processamento, até análise e conservação. Contamos com uma equipe de seis profissionais especializados que trabalharão na pesquisa e monitoramento das nascentes, como forma de preservação das florestas”, comentou.
Outro projeto de relevância que tramita na Câmara de Vereadores, é a criação das Unidades de Conservação (UCCs) ambientais, cuja área, ampliada para 12.300 hectares (123 mil metros quadrados), com vistas a criar um cinturão verde de cobertura secundária no entorno das serras. A área é a maior do estado e o projeto foi aprovado pelo Poder Executivo, e aguarda liberação do Legislativo municipal.
Fonte: Prefeitura de Maricá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.