Siga

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cães e gatos ficarão sem vacina este ano

A Secretaria de Saúde de Maricá, através da Defesa Ambiental, suspendeu a vacinação contra a a raiva de cães e gatos no município, cumprindo determinação do Ministério da Saúde, em todo o país. A decisão foi tomada a partir dos resultados preliminares de investigação laboratorial informados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão responsável pela análise e autorização do uso de medicamentos veterinários em território nacional.  Os testes realizados em cobaias, indicaram a ocorrência de efeitos graves e mortes ocorreram depois da vacinação, realizada em agosto e setembro, na maioria das capitais e grandes cidades.
Sintomas - Os sintomas observados, e que não estavam previstos em literatura científica, foram hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração. Segundo o fiscal da Vigilância Ambiental de Maricá, médico veterinário Ricardo de Andrade Pontes, uma das causas possíveis dos efeitos negativos da nova vacina, mais potente que a vacina anterior, ter mascarado os sintomas nos testes de cultivo celular.
Outro fator possível seria o fato do adjuvante da nova imunização ser composta de hidróxido de alumínio, elemento que atua de forma tóxica quando encontrado em níveis altos no sangue.
Foram constatados 217 óbitos de cães e gatos, mais de seis mil casos com reações adversas, fora os casos não notificados ou subnotificados. Segundo ainda a Vigilância Ambiental, uma nova vacinação só deverá acontecer em 2011, depois de constatada em definitivo as causas da toxicidade e liberada uma nova vacina.
Texto: Fernando Uchôa
Fonte: Prefeitura Municipal de Maricá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.