Siga

domingo, 14 de março de 2010

Soltar balões é crime ambiental!


Nesta manhã por volta das 07:30 hs ouvimos estrondos de fogos de artifícios e ao sair de casa pude ver um balão sobrevoando uma fazenda onde animais como bois e vacas descansavam a sombra de uma árvore.



O tempo é propício para os baloeiros que aproveitam para pôr em prática seu talento com papéis coloridos, varetas entre outros materiais que se transformam em belíssimos balões de tamanhos variados e com os mais diferenciados formatos, e alguns modelos mais sofisticados chegam um custar 15 mil reais.
Mas, uma divertida brincadeira pode trazer consigo um grande poder de destruição, já que uma estopa com materiais inflamáveis representa enorme perigo e quase 60% dos balões caem acesos e permanecem com suas tochas em chamas após a queda.

Em defesa do meio ambiente, a Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, em sua Seção II, que trata dos crimes contra a flora, estabelece:
"Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:
“Pena - Detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”.

Os balões representam grandes ameaças, pois muitos deles caem em áreas como instalações industriais, residências além de ser um perigo flamejante para as florestas, matas virgens e animais que vivem em seu habitat natural.

Entre 1993 e 1997, os balões provocaram em cerca de 14 mil incêndios em vegetações na área do Rio de Janeiro.
Motivados por datas comemorativas como as Festas Juninas os baloeiros parecem não se importar com o perigo que pode gerar uma brincadeira principalmente quando este povoa o espaço aéreo já que alguns balões podem atingir 15, 000 pés de atitude.



PODE ATÉ SER BONITO, MAS, É UM PERIGO QUE PODE CAIR E MATAR VIDAS!



"O lançamento de balão gera grande propagação de fogo. É ocorrência grave! “



Veja na íntegra a Lei da Natureza: http://www.ibama.gov.br/leiambiental/home.htm










Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.