Siga

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Acomodações ao ar livre para os gatos

O gato é um animal caçador e muitas vezes seu instinto pode fazer com que pule o muro e vá procurar novidades fora de casa.
Se você mora em uma casa o certo é aumentar o muro ou colocar telas para evitar que seu gato saia do terreno e vá para a rua. Mas, nem sempre telas resolvem pois mesmo com 2 metros de altura os gatos podem aproveitar a tela para escalar.
Manter um gato fora de casa requer atenção pois vários são os perigos que se encontram do outro lado do muro.
O que seu gato pode encontrar do lado de fora pode levá-lo a morte, já que existem cães soltos nas ruas, lixo contaminado e até mesmo pessoas que colocam chumbinho e matam esses animais, ser atropelado por um carro, contrair doenças e parasitas, gravidez indesejada no caso de seu animal não ser castrado, comer plantas venenosas e destruir o jardim do vizinho, e ainda enterrar seu cocozinho nos terrenos alheios.

O Meu Caso:

  Manter meus gatos presos dentro de casa tem se tornado um problema pois, todo animal necessita de espaço para correr, fazer suas atividades e necessidades.Sempre morei em casa e meus gatos foram criados soltos. Muitos deles conseguiram se acostumar a ficar soltos no terreno mas, perdi alguns atropelados e outros simplesmente sumiram. Há dois meses me mudei e tive que manter meus gatos dentro de casa até eles se acostumarem com a nova residência. Mês passado devido o calor que está fazendo atualmente (não possuo ar condicionado) e somente ventiladores que deixo todo o tempo ligado para tentar arejar o ambiente, resolvi fazer um espaço cercado ao ar livre para colocar meus gatinhos.
Na parte da manhã eles ficam alí e a tarde revezo soltando um por vez para ficar no terreno.

Outro dia fui soltar todos ao mesmo tempo e foi a maior confusão pois dois deles pularam o muro e mesmo ficando de olho neles tudo foi muito rápido.

Meus vizinhos de ambos lados possuem cachorros e tenho muito mêdo deles pularem o muro e acabarem na boca de um.
Por isso optei em fazer a acomodação para eles ao ar livre. Só que devido ao gasto financeiro tive que fazer uma acomodação provisória até conseguir fazer uma casa maior para eles.


Neste cercado que fiz tem um espaço é um quartinho coberto (lado direito) e a parte de fora cercada por tela mas, preciso  fazer uma  acomodação maior para eles e por isso estou aceitando doações.
Preciso de madeiras, tela de arame pois a de plástico com o tempo sofre desgaste, 1/2 saco de cimento e um pouco de areola, pedaços de canos de pvc, e telha de amianto para cobrir parte da casinha que pretendo fazer para eles.No momento encontro dificuldades em comprar esse material e ainda terei que pagar pela mão de obra.
Por isso decidi pedir e quem possa me ajudar a construir um espaço maior para meus gatinhos ficarei super agradecida e eles também, pois só assim poderão ter mais espaço já que o terreno aqui é grande.


Local onde pretendo fazer a casa para meus gatos.


Modelo de casa que pretendo construir.
(um pouco maior do que a foto já que possuo espaço suficiente para isso)
(Fonte: Livro Animais de Estimação: Gatos - JB)

   Consiste em uma armação de madeira totalmente revestida por tela de arame, inclusive no topo (mas, pretendo cobrir a metade com telha de amianto para proteção da chuva) assim ficará uma parte para o banho de sol e a outra coberta, uma casa tipo poleiro para os gatos dormirem e também algumas prateleiras suspensas com almofadas para eles se acomodarem. Gatos adoram dormir suspensos.


No lugar da arvore, eu tenho dois grandes troncos para eles afiarem as unhas e eles já adoram ficar debaixo desses troncos (foto ao lado).
Essa casinha será usada apenas durante o dia, aos fins de semana quando não estou trabalhando continuarei soltando um de cada vez para se exercitarem no terreno e ficando sempre de olho pois não quero que eles corram risco de pular o muro novamente e acabar sumindo.Mas, durante a semana eles precisam de mais espaço ao ar livre já que não posso deixá-los dentro de casa enquanto estou trabalhando.Está fazendo um calor danado ultimamente.


A noite meus gatos dormem dentro de casa e já estão acostumados com isso.


               
Para quem mora em Maricá e tem material sobrando e quer doar para ajudar na construção da casinha para meus gatos, favor entrar em contato.
Desde já agradeço a todos e espero em breve poder estar divulgando a nova casinha dos meus gatos no blog.







Um comentário:

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.