Três guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental de Maricá, recém ampliado, resgataram cinco aves nativas da região na última sexta-feira(11/05), numa rua próxima ao Parque Nacional da Serra da Tiririca. As aves – tizius (2), canário-da-terra, coleiro e chorão – haviam sido capturadas ilegalmente e estavam em gaiolas. Elas foram soltas, após uma avaliação das condições das espécies. Também foram apreendidas oito gaiolas e um alçapão. Ninguém foi encontrado no local.
A incursão, com apoio do Serviço de Proteção do parque, faz parte do curso prático de agentes ambientais, realizado pela Prefeitura em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Durante os dias 2 e 11 deste mês, 16 guardas municipais fizeram um treinamento na Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo, onde aprenderam técnicas de abordagem e sobre fiscalização ambiental.
Nesta fase prática, eles são selecionados por agentes do Serviço de Proteção do Parque Estadual da Serra da Tiririca para incursões na região. Segundo o chefe de fiscalização do parque, Jhonatan Ferrarez, na próxima incursão, prevista para sábado (19/05), outros alunos serão selecionados. O telefone do disque denúncia é o 2638-4411.
Fonte: PMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.